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quarta-feira, 23 de março de 2011

Os fatores negativos da alta rotatividade

Acredite, em pleno século XXI ainda existem empresas que adotam estratégias míopes para cortar custos. Talvez uma das mais graves seja a alta rotatividade.
Veja bem: uma organização que cumpre deveres com clientes privados e públicos, através de contratos pré-definidos e que precisam de um retorno rápido e qualidade contínua em todos os processos de produção de um evento, por exemplo, não deveria permitir que a rotatividade de funcionários fosse a principal arma para cortar custos e, com isso, barganhar valores com os fornecedores.
Deixe-me explicar melhor. Trabalhei por um mês em uma empresa especializada em Marketing Promocional, na qual pude perceber que não havia planejamento, nem mesmo um cronograma para acompanhar e controlar as ações na produção de um evento. Na qual ainda pude perceber a não aceitação de idéias e, pior, a não valorização do funcionário. Enfim, uma organização que não aceita o mínimo de contato com as redes sociais, possui apenas umsite, como “vitrine”, e não busca outras formas de comunicação para se fazer presente.
rotatividade Manifesto: Os fatores negativos da Alta Rotatividade
Diante dos fatos, quero entender por qual motivo uma empresa que lida com COMUNICAÇÃO mantém funcionários em período de experiência constante com o intuito de não ter custos de admissão e demissão? Será que acreditam que essa é uma forma de oferecer serviços de qualidade para o cliente, já que o corte de custos compensa ao adquirir melhores serviços?
Entretanto, quem são os responsáveis por definir os melhores fornecedores e bons preços? É aquele funcionário que a empresa mantém por um ou dois meses, e depois troca por outro perdendo horas de treinamento? Ou aquele no qual a empresa investe e qualifica, dando espaço e oportunidade para usar a sua criatividade?
Em pleno século XXI, com a web oferecendo diversas oportunidades para ganhar mercado, com profissionais cada vez mais capacitados e engajados com a missão, visão e valores de uma organização; não deveriam existir empresas que abandonam os sonhos de crescimento e desenvolvimento de uma geração que objetiva trazer às empresas novas possibilidades.
Não consigo enxergar um fator positivo sequer em aderir à alta rotatividade. Vejo apenas uma gerência que ainda não conseguiu definir objetivos e que não possibilita à sua equipe espaço para fazerem um bom trabalho, na qual a centralização de ideias e decisões só atrasam o processo e o crescimento da marca.
E você, já foi vítima da alta rotatividade? Conte sua experiência para nós, comente!

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