Linha Profissional de Cosméticos

Kit Escova Zero Absoluto Probelle

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Nossas empresas precisam aprender a aprender

por Ivan Postigo*
O processo de gestão de uma empresa demanda pesquisa sobre inovações, entendimento das relações interpessoais e muita reflexão sobre os acontecimentos no mundo globalizado.
A internet veio para nos facilitar a vida, agilizando o acesso às inovações, mas também para nos abarrotar com informações, e gerar, como diz Richard Farson em seu livro, um Paradoxo do Absurdo.
A velocidade com que a evolução tecnológica muda ambientes e comportamentos tem feito com que empresas no mundo todo se questione quanto as seus métodos de gestão e formas de avaliação de resultados. Nunca se discutiu tanto a questão ambiental e social como neste momento.
Para vender no mundo globalizado já não basta ter qualidade é preciso observar os impactos na natureza, o envolvimento com a comunidade e a interação social da empresa.
aprendizado Nossas empresas precisam aprender a aprender
As fontes de abastecimento de matérias-primas passaram a ser também uma responsabilidade dos fabricantes de produtos acabados e revendedores, os quais devem observar possíveis condutas inaceitáveis com os padrões globais atuais.
Isso muda a forma de fabricação, venda, distribuição, avaliação dos custos, medição dos resultados, avaliação da produtividade, lucratividade e a rentabilização do capital.
Empresas que só atendem mercados locais podem se sentir imunes a essas questões, contudo não estão, uma vez que competem diretamente com empresas exportadoras e estrangeiras, que observam estas práticas e também abastecem o mercado interno.
O mundo dos negócios, face às aberturas comerciais no mundo todo, não discute mais apenas a lucratividade, mas a rentabilização e segurança do capital.
As respostas precisam ser rápidas, por isso consultoria é um dos segmentos de serviços que mais têm crescido no mundo.
As mudanças frequentes na economia, a evolução tecnológica, a velocidade das mudanças empregadas pela globalização, a necessidade de melhoria do conhecimento, e, principalmente, a “necessidade de criar o futuro” são as principais razões de existência das consultorias.
As empresas necessitam além da busca de novos conhecimentos e de inovações, consolidar suas vantagens competitivas e questionar suas realidades visando uma melhoria continua e sustentada.
A moderna administração considera que o conhecimento é mais importante do que a experiência para que uma pessoa possa otimizar seus resultados.
A luta pelo futuro começa não como uma batalha pela participação de mercado, mas como uma batalha pela liderança intelectual.
Senso de oportunidade, agressividade, vitalidade, combatividade comercial, comprometimento, qualificação das pessoas, flexibilidade para atacar oportunidades são fatores que podem ser despertados e aprimorados com auxilio de profissionais experientes da área de consultoria.
As empresas do futuro sempre foram aquelas capazes de perceber, idealizar, estruturar e operacionalizar situações novas. A obsolescência do pensamento e das formas de gestão têm destruído mais empresas do que a falta de recursos.Essa é uma das principais razoes para não encontrarmos tantas empresas centenárias .
A necessidade de questionamentos progressivos entre clientes e fornecedores, visando um processo de melhoria contínua, tem elevado substancialmente a procura de consultorias especialistas pelas empresas no mundo todo.
Não basta apenas questionarmos e debatermos a qualidade do ensino nas nossas escolas, para sermos efetivamente competitivos, nossas empresas terão que aprender a aprender, cada vez mais.
-
*Ivan Postigo – Diretor de Gestão Empresarial
Postigo Consultoria Comunicação e Gestão

Dicas para Monografias e TCC: Como escolher o tema e o orientador

Olá pessoal! Estava conversando com o pessoal do Twitter esta semana sobre monografias e TCCs e surgiram algumas dúvidas a respeito, por isso resolvi criar uma pequena série de posts com algumas dicas bacanas pro pessoal não se enrolar na hora de fazer seus trabalhos. Algumas dicas são de experiências próprias vividas em minha graduação. Fiquem de olho que vai ficar bem bacana!
Monog Dicas para Monografia e TCC   Como escolher o tema e o orientador

Como escolher o orientador certo para meu trabalho?

Antes de falar sobre a escolha do tema do seu trabalho de conclusão de curso, tenho que lembrá-los que é preciso escolher qual será o professor que o acompanhará nesta jornada. Não sei como funciona em sua universidade, mas na minha era assim: o aluno escolhia o professor para ser seu orientador, ele aceitava ou não e depois começava a discussão sobre os possíveis temas e abordagens a serem utilizados.
Porém, é preciso ter cuidado com as sugestões apresentadas pelos professores para o tema de sua monografia, uma vez que alguns deles desejam que os alunos pesquisem algo que eles tem em mente e não o que o aluno precisa, sobrecarregando-os com informações que nem sempre são aquilo que eles desejaram pesquisar no início do trabalho. Por isso, preze sempre por aquilo que você quer escrever, sugira o tema ao professor e tente convencê-lo de que sua idéia é mais apropriada para o trabalho.
DICA: Escolha um professor que você tenha bom relacionamento, mas principalmente, que seja capaz de auxiliá-lo da melhor forma possível. Acredite, ter um professor ao seu lado que não lhe dá a devida atenção é a pior coisa que existe. Por isso, não se deixe levar apenas pela amizade que você tem com ele, pese também a qualidade do acompanhamento que ele pode lhe oferecer.

Como escolher o tema da Monografia ou TCC?

Sem dúvida alguma, o momento mais tenso na elaboração de uma monografia é a escolha do tema por parte do aluno. Há sempre muitas opções a serem escolhidas, muitos caminhos a seguir e poucas certezas. Por isto, neste momento é importante parar e pensar no que realmente você gosta de escrever. Parece clichê, mas é a mais pura verdade: você só terá prazer em desenvolver o seu trabalho, durante um ano ou mais, se escrever sobre aquilo que gosta e domina.
Na escolha do tema do seu TCC, é muito importante unir o útil ao agradável, ou seja, escrever sobre algo relativo à sua formação e que, ao mesmo tempo, seja um tema que lhe seja agradável e desperte o interesse em pesquisar, investigar e saber mais sobre ele. Mas é preciso ficar atento a algumas questões durante o processo de escolha do tema, para não se perder no futuro. Veja:
  • Existe bibliografia suficiente para embasar suas pesquisas?;
  • Você possui experiência profissional para falar sobre o tema? Se não, você conhece bastante sobre o tema?;
  • Seu orientador será capaz de ajudá-lo nestas pesquisas? Qual a disponibilidade dele?
  • Você conseguirá chegar até o fim da pesquisa? Está pronto para desenvolver o tema sem ter que voltar atrás e mudar tudo que já foi feito?;
  • Você estará preparado para defender o seu trabalho frente à banca examinadora?
Estes são apenas alguns aspectos importantes que devem ser observados antes de escolher o tema de sua monografia. Abaixo deixo algumas outras dicas importantes, tome nota:

Vá com calma, não escreva sobre tudo

“Não tente abraçar o mundo com as pernas”. Muitos alunos e professores, no ímpeto de criar um trabalho grandioso, acabam por querer escrever sobre todos os aspectos de um tema, gerando assim um trabalho gigantesco, cheio de variáveis analisadas, questionários, gráficos etc. Isto é um grande erro! Faça somente aquilo que você pode dar conta, dentro do tempo estipulado para a pesquisa, senão certamente você se perderá no meio da execução da monografia.
Não estamos aqui sugerindo que você faça um trabalho pobre, mas sim um trabalho bem elaborado, com calma, com atenção e muita dedicação, dentro das suas possibilidades.

Evite polêmicas

Outra dica importante é: procure evitar temas muito polêmicos, que gerem muita discussão ou que “ofendam”, de certa forma, alguma pessoa ou classe. A menos que você tenha total domínio do tema e esteja preparado para algumas horas de debate com sua banca. O que eu não recomendaria nunca.

Faça uma lista dos possíveis temas de sua monografia

Por isso, escolha bem o seu orientador, faça uma lista dos temas que mais gosta de escrever, ou aqueles que tem alguma afinidade. A organização nesta etapa é fundamental para que o restante do trabalho saia exatamente como planejado. Depois de criada a lista, sente com o professor e discuta sobre os temas indicados, encontre a melhor opção e comece já o seu trabalho.

Não adie o começo do seu trabalho

Não deixe nada para última hora, muito menos o começo do seu trabalho. Mesmo não estando no ano da conclusão do curso, comece a decidir coisas sobre seu TCC: vá juntando a bibliografia que será utilizada, troque informações com pessoas da área, use a internet a seu favor nas buscas, deixe a preguiça de lado e vá a uma boa biblioteca etc. São muitas as medidas que você pode tomar para adiantar as coisas, não espere seus amigos começarem para você acordar para a vida. Se eles não se importam com prazos, importe você.
-
Este foi o primeiro post da nossa micro-série sobre Dicas de como criar uma monografia/TCC. Em breve teremos um novo post com mais dicas úteis para ajudá-los neste momento tão importante e desesperador da graduação. Aguardem! icon smile Dicas para Monografia e TCC   Como escolher o tema e o orientador
Tem alguma sugestão para compartilhar? Deixe-a abaixo nos comentários!
POR GUSTAVO PERIARD