Linha Profissional de Cosméticos

Kit Escova Zero Absoluto Probelle

quarta-feira, 23 de março de 2011

12 verdades que ajudarão você a administrar melhor sua carreira - Parte 1

 POR CLÁUDIA BITENCOURT, EM 28 FEVEREIRO, 2011
Olá leitores, depois de um tempinho longe, hoje estou de volta ao blog  postando à respeito de um livro muito interessante que li na última semana e acredito ser um assunto de grande importância, tanto para aqueles que estão no início de sua caminhada profissional quanto para os que já possuem anos e anos de experiência. Vamos falar sobre carreira profissional?
As dicas abaixo, entre muitas outras que valem a pena serem lidas, fazem parte do livro  ”60 verdades para administrar sua carreira“, escrito pela Dra. Karen Otazo e publicado pela editora Sextante.
O livro apresenta de uma forma muito bem descrita e exemplificada algumas dicas e esclarecimentos, e por que não dizer conselhos, sobre como lidar com algumas das muitas adversidades encontradas nessa selva competitiva denominada ambiente empresarial.
Como o próprio título do livro diz, ele apresenta 60 dicas, denominadas pela autora como “verdades” por serem apresentadas de forma realista e prática, filtradas após 20 anos de estudo teórico e prático sobre o assunto.
profissional feliz 12 verdades que ajudarão você a administrar melhor sua carreiraConfesso que a vontade que tenho é de escrever sobre todas as verdades listadas pela autora, pois acredito que todas são de extrema importância para qualquer pessoa que leve sua carreira a sério e que necessite de uma orientação sobre como progredir profissionalmente. Porém, visando adequar o post em um tamanho não muito longo e também para não parecer aquele amigo inconveniente que conta todo o filme, inclusive o final, resumirei dentro de cada “setor” de verdades aquela que eu julgo ser de maior valia.
Optei por dividir este post em duas partes. Hoje publicarei a primeira parte de verdades, fique ligado:

1 – A verdade sobre começar um novo emprego

Depois de se mudar, cresça onde você está plantado
A autora nos compara às plantas que necessitam de grande cuidado ao serem transportadas de um lugar para o outro, mas afirma que mais importante que o cuidado com o transporte, é a necessidade de que a planta crie raízes em seu novo solo.
Assim também acontece com os profissionais que chegam em um nova empresa. Não é preciso apagar por completo as experiências vividas na empresa de onde veio, porém, estar sempre citando como as coisas eram feitas por lá pode criar uma visão errada sobre o que você pensa, podendo parecer que você não está conseguindo se adequar à cultura da nova empresa ou mesmo que preferia estar no lugar de onde veio. Tome cuidado com isso, afinal você não quer detonar a sua carreira, não é mesmo?

2 – A verdade sobre como lidar com os chefes

Seu chefe pode ajudar a construir sua reputação ou destruí-la completamente
Quando qualquer profissional precisa de aumento, ou precisa resolver um conflito, ou sente que está pronto para ganhar uma promoção, quem ele procura primeiro? Querendo ou não, é o seu chefe. Por isso, quanto mais seu chefe conhecê-lo, melhor poderá descrever seu potencial aos outros. Assegure-se de que ele tenha coisas boas a dizer a seu respeito, pois seu apoio é um grande diferencial no momento de resolver algum problema ou mesmo para sua reputação dentro da empresa.

3 – A verdade sobre como trabalhar com outras pessoas

Executivos prósperos sempre têm crédito com as pessoas
Os créditos podem ser ganhos diariamente ao mostrar o verdadeiro interesse em contribuir com o trabalho das pessoas  e pode significar ouvir, fazer perguntas, apoiar e valorizar ações das pessoas que nos rodeiam no trabalho. Em contra-partida, esses créditos são gastos quando se pede favores, informações ou apoio de outras pessoas.
Executivos promissores sempre mantêm os seus créditos no positivo para poder utilizá-los quando houver necessidade.

4 – A verdade sobre o networking

Um bom networking tem a ver com uma conversa agradável
Os grandes criadores de redes de contatos fazem isso a todo instante, pois adoram interagir com as pessoas e descobrir as suas histórias. E este é exatamente o segredo do networking passivo. Mesmo que você nao seja naturalmente sociável descobrirá que fazer perguntas simpáticas quase sempre resultará em conversas agradáveis e no lugar de fazer do networking algo mecânico, apenas de interesse próprio, o transformará em uma conversa que demonstre à outra parte o interesse que elas realmente merecem, eliminando, assim, a possibilidade de que você seja visto como interesseiro ou oportunista.

5 – A verdade sobre como fazer as coisas acontecerem

O pessoal de apoio também merece reconhecimento
No que diz respeito ao trabalho, instruções claras como prazos e parâmetros de qualidade específicos tornam a vida muito mais fácil para o pessoal de apoio. Afinal de contas, ao contrário do que muitas pessoas pensam, seus funcionários não lêem seu pensamento, por isso culpá-los por que algo deu errado muitas vezes esconde o principal erro que é não fornecer todas as informações e instruções necessárias para que executem uma tarefa da melhor forma possível. E por fim, uma grande atitude que demonstra respeito e reconhecimento para com estes profissionais é oferecer oportunidades de desenvolvimento.
-
Esta foi, então, a primeira parte das dicas que selecionei do livro “60 verdades para administrar sua carreira”. Em breve, trarei mais um post sobre as demais verdades que vão ajudar você a dar aquela guinada em sua carreira. Não deixe de acompanhar o blog.
E você? Como tem lidado com estas adversidades em seu trabalho? Não deixe de compartilhar conosco nos comentários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário