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sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Inovar para competir

Por Soeli de Oliveira* 
Novos produtos e serviços são lançados diariamente, e a velocidade desses lançamentos é cada vez maior, permitindo aos consumidores uma ampla possibilidade de escolha. Essa escolha pode ser por preço, qualidade, marca, ou principalmente pela novidade em relação aos produtos existentes no mercado.
Nesse cenário de competição globalizada, as empresas podem ter na inovação um dos seus alicerces para garantir sua perenidade e crescimento. Cabe ao empresário reconhecer o potencial e a possibilidade de utilizar a inovação e a competitividade como parte integrante do seu arsenal competitivo.
Podemos relacionar como fatores motivadores para que uma empresa se torne competitiva por meio de inovações:
  • Quando fazer o que sempre foi feito não for mais suficiente para gerar resultados;
  • Quando os clientes não escolherem a sua empresa entre as preferidas;
  • Quando os preços são parecidos e a qualidade não é mais diferenciadora;
  • Quando a imagem da empresa estiver associada ao passado;
  • Quando o curto prazo impedir a formulação de uma estratégia e uma visão de futuro.
No contexto atual, o conceito de inovação é abrangente e pode envolver:
O produto – através da introdução de um bem ou serviço novo ou significativamente melhorado em suas características ou usos previstos.
O processo – por meio da implementação de um método de produção ou distribuição novo ou significativamente melhorado.
O marketing – pela introdução de mudanças no composto mercadológico. Podendo ser por uma mudança significativa na concepção do produto ou em sua embalagem, no posicionamento do produto, em sua promoção ou fixação de preços.
Aspectos organizacionais – envolve a implementação de um novo método organizacional nas práticas de negócio da empresa, na organização do seu local de trabalho ou em suas relações com o mercado.
Acrescentar funções que atraiam os consumidores em busca de comodidade, tais como simplicidade e conveniência de uso, ou que conquistem aqueles que não estavam bem servidos pelos seus fornecedores e adotar modelos de negócios não tradicionais, que se sofisticam com a entrada de novos concorrentes, são exemplos de estratégias inovadoras que dão bons resultados para que uma empresa continue competitiva.
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*Soeli de Oliveira é consultora e palestrante nas áreas de marketing, varejo, atendimento e motivação do Instituto Tecnológico de Negócios, e-mail: soeli@sinos.net – Novo Hamburgo – RS

Como aplicar a Matriz SWOT na sua vida pessoal

Para um estudante de administração, as muitas ferramentas utilizadas para a gestão de empresas podem parecer um pouco complexas, principalmente no que diz respeito à sua aplicação, ainda mais se o estudante não teve uma experiência prévia com elas. Mas algo que acho incrível nestas ferramentas é que a maioria delas pode ser aplicada também em nossa vida pessoal, desde um fluxo de caixa a uma metodologia do 5S, passando por ferramentas mais especificas como a Matriz SWOT.

E é sobre esta última que falaremos hoje. Recebemos muitas dúvidas aqui no blog sobre como aplicar a matriz SWOT em empresas. Assim, como forma de facilitar o entendimento sobre esta ferramenta e sua aplicação, vou demonstrar hoje um modelo que pode ser aplicado na sua vida pessoal. Isso mesmo! Como ela é uma ferramenta que busca fazer um raio X completo do cenário atual em que a empresa vive, ela é perfeitamente aplicável a diversas outras situações, inclusive em nossa vida pessoal. Assim, será possível ir treinando sua aplicação com algo mais simplificado que uma empresa, a sua vida. (:
Como usar a matriz SWOT na vida pessoal
Já fizemos um artigo anterior explicando mais sobre a Matriz Swot aqui no blog. E hoje vamos usar um modelo bem parecido, baseado em perguntas e respostas. Para realizar a análise completa, é preciso que você escreva numa folha as respostas para cada uma das perguntas mostradas abaixo, depois as analise cuidadosamente a fim de identificar suas forças e fraquezas a fim de traçar estratégias de melhoria.
Pontos fortes: 
  • O que você faz melhor que as pessoas à sua volta?;
  • Qual característica sua geralmente é mais elogiada?;
  • Quais vantagens você tem que outras pessoas não tem?;
  • Quais valores você tem que os outros não conseguem ter?;
  • Você faz parte de algum grupo informal? Se sim como ele pode ser um ponto forte para você?;
  • Qual experiência que você possui que ninguém possui?;
  • Quais os recursos que você tem acesso que mais ninguém tem?
O importante aqui é você ser perfeitamente honesto nas respostas, se precisar de ajuda peça a algumas pessoas de confiança para apontar com maior precisão estes pontos. Outra ressalva é observar o cenário que você está inserido, ser bom em matemática em um lugar que todos são não é uma vantagem e sim uma necessidade, porém, compreender muito de informática numa área que possui computadores e nenhum técnico pode ser visto como um ponto forte real.
Fraquezas: 
  • Quais tarefas você evita no seu dia a dia e por quê?;
  • O que você não se sente confiante em fazer?;
  • Você se sente confortável com sua formação? Se não, qual detalhe dela que mais lhe causa este sentimento?;
  • Existe alguma característica pessoal que você acha que te atrapalha? (Por exemplo, você precisa falar em público e se sente tímido);
  • As pessoas geralmente esperam algo de você e, por mais que tente, não consegue atender as expectativas?;
  • Quais são seus vícios no trabalho que geralmente podem irritar outros colaboradores? (por exemplo, ficar estressado fácil, chegar atrasado).
Novamente peça para outras pessoas de confiança ajudarem a levantar estas informações sobre você. Por mais duras que sejam as respostas, é preciso investigar cada questão que mais nos atrapalha. A nossa miopia nos faz enxergar poucas coisas a nosso respeito, por isso é preciso exercitar o auto-conhecimento aqui.
Oportunidades 
  • A empresa que você trabalha, ou seu ramo de atividade, está em expansão? Se sim, o que você pode fazer para aproveitar esta situação?;
  • Você costuma frequentar eventos ligados à sua área?;
  • Você mantem contato com seus antigos colegas de classe e demais pessoas ligadas a sua vida profissional?;
  • Você está ligado nas novas tecnologias ligadas à sua área?;
  • Qual seu nível de interação com pessoas da sua área na internet?;
  • Onde existem oportunidades dentro de sua empresa ou no mercado que ninguém está aproveitando? O que você poderia fazer para aproveitá-las?;
  • Quais novas tendências de gestão estão surgindo que você pode aplicar ao seu local de trabalho? O que fazer para aproveitá-las?;
Ameaças
  • A tecnologia é um problema para você, ela ameaça seu cargo?;
  • Você está em uma área da empresa que pode sofrer outsourcing (contratação de mão-de-obra terceirizada) a qualquer momento?;
  • Você possui muitos competidores na mesma área que você?;
  • O seus pontos fracos podem aumentar os seus ricos frente às ameaças?;
  • Quais os obstáculos que você enfrenta hoje na sua vida?
Observe que fizemos estas perguntas focadas na sua vida profissional. Você pode utilizar esta metodologia para qualquer outra perspectiva na sua vida, desde negócios a relacionamentos, por exemplo.
Agora vamos a um exemplo de aplicação da Matriz SWOT na vida profissional. Neste caso, vou colocar as respostas às perguntas acima, de forma resumida, utilizando um mapa mental, que é uma ferramenta que acredito ser perfeita para a utilização nesta análise.
(Clique na imagem para ampliar)
No caso mostrado na imagem acima, usamos o exemplo de um publicitário. Após utilizar a matriz SWOT podemos utilizar suas respostas e perspectivas para desenvolvermos um plano de ação, com o intuito de resolver o que é mais grave e urgente (no caso do exemplo, a timidez é o caso mais rápido a ser trabalhado) e melhorar o que se tem de melhor, focando em forças que podem potencializar oportunidades e eliminar fraquezas, que podem trazer novas ameaças.
Uma dica importante é usar também a ferramenta 5W2H de forma complementar á esta análise, uma vez que esta é uma ótima ferramenta para desenvolver um plano de ação eficiente. Assim, você pode utilizar a matriz SWOT na identificação e análise dos problemas, o mapa mental para organizar todas estas informações e o 5W2H para ajudá-lo na criação de um novo plano de ação para sua vida.
Muito bacana, não? Então que tal começar agora mesmo a aplicar a matriz SWOT na sua vida pessoal? Conte para nós como foi sua experiência, deixe um comentário abaixo.