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sexta-feira, 25 de março de 2011

Confira o Ranking das 500 empresas mais valiosas do mundo em 2011

POR GUSTAVO PERIARD, EM 25 MARÇO, 2011
Esta semana saiu o ranking das empresas mais valiosas do mundo em 2011. Este levantamento teve início em 2007. Na primeira edição, foram listadas 250 empresas. A partir de 2008, o estudo foi ampliado e começou a trazer 500 empresas. O resultado foi divulgado na segunda-feira (21).

Google é a marca mais valiosa

O Google é a marca mais valiosa do mundo em 2011, avaliada em US$ 44,3 bilhões, seguido pela Microsoft, com valor de US$ 42,8 bilhões, de acordo com a pesquisa Brand Finance Global 500 de 2011. O estudo avaliou o valor da marca de 500 grandes empresas de diversos setores ao redor do mundo.
google logo mountainview 01 Confira o ranking das 500 empresas mais valiosas do mundo em 2011
De acordo com a Brand Finance, a posição do Google revela a dependência cada vez mais crescente do mundo pela internet. Ainda segundo a pesquisa, cinco das dez empresas que mais cresceram são relacionadas à tecnologia, o que reforça a importância comercial da inovação tecnológica.

Facebook ficou na 285ª posição, com o valor de marca de US$ 3,7 bilhões. A marca apareceu no ranking das marcas mais valiosas pela primeira vez este ano, demonstrando que a empresa de Mark Zuckerberg não esta aí para brincadeira.

Para ver o ranking completo, clique aqui.
A Nokia, contudo, sofreu a maior queda no valor de marca, de US$ 9,9 bilhões. A empresa tem lutado no mercado de smartphones, vítima do sucesso da Apple, diz o estudo.

A queda da Coca-Cola

Ainda de acordo com o estudo, a Coca-Cola saiu da lista das dez maiores marcas pela primeira vez na história do estudo, caindo da 3ª para a 16ª posição de 2010 para 2011, com valor de US$ 25,8 bilhões. Uma queda considerável para uma empresa do porte da Coca-Cola.
O Walmart, que ocupava o primeiro lugar do ranking em 2010, caiu para a 3º posição neste ano, com valor de US$ 36,2 bilhões.
Entre os destaques negativos da pesquisa está ainda a britânica British Petroleum (BP), que sofreu uma perda de US$ 3,4 bilhões e caiu 53 posições. Um reflexo do vexame histórico que a empresa passou em decorrência do vazamento de óleo no Golfo do México.

Brasil: bancos são os maiores

Entre as empresas brasileiras, o setor bancário é destaque absoluto. O Bradesco é a marca nacional mais valiosa (US$ 18,7 bilhões) e ocupa a 28º lugar na lista geral. Em seguida, vem o Itaú (US$ 16,6 bilhões), na 41ª posição geral, e o Banco do Brasil (US$ 9,5 bilhões), 95º.
A Petrobras aparece em 106º (US$ 8,7 bilhões), seguida pela Oi (US$ 5 bilhões), na 190º posição. As demais empresas brasileiras no estudo são: Vivo (US$ 4,3 bilhões), Vale (US$ 3,7 bilhões), Pão de Açúcar (US$ 2,7 bilhões), Eletrobras (US$ 2,5 bilhões) e Natura (US$ 2,3 bilhões).
De acordo com a pesquisa, as marcas norte-americanas continuam dominando a lista e estão em 13 das 20 primeiras colocadas e 26 das 500 melhores.
FONTE: Com informações do G1 e UOL.

Os interesses por trás da visita de Barack Obama ao Brasil

 POR HENRIQUE BELLO, EM 23 MARÇO, 2011
Mr President, o pão de queijo está servido!
No último final de semana tivemos o importante e tão esperado encontro em solo nacional entre a primeira mulher presidente do Brasil e o primeiro negro presidente dos EUA.   Tudo muito bem calculado e ornamentado pelo Itamaraty. Até a presença dos ex-presidentes desde Sarney tinha sua função, a de mostrar ao tio Sam que a festa da democracia e a liberdade tão valorizada por eles já são fundamentos sólidos por aqui.
Os EUA precisam garantir uma nova fonte de petróleo para reduzir sua dependência aos politicamente instáveis países árabes e pretendem também pegar uma carona em nosso crescimento como foi dito explicitamente por Obama. Apesar de ainda ser o nosso maior parceiro comercial, a participação relativa dos EUA em nossa balança comercial vem diminuindo nos últimos anos e a tentativa de recuperação da fatia de mercado perdida para os asiáticos da, ainda em crise, maior economia do mundo foi pautada com uma retórica muito simpática e poética baseada nas semelhanças históricas dos dois países por parte de Obama. Ocasião perfeita para começarmos uma relação de ganha-ganha e pleitearmos um assento permanente no conselho de segurança da ONU. As autoridades brasileiras avaliaram positivamente a declaração de Obama de que há a necessidade de reformar e ampliar o organismo para que ele seja mais “efetivo, eficiente e representativo”.
ObamaNoBrasil Os interesses por trás da visita de Barack Obama ao Brasil
Recentemente, Obama já havia afirmado que gostaria de ver indianos assumindo a vaga em recente visita a Índia. O G4 formado por Índia, Brasil, Japão e Alemanha disputa essa vaga que permite, entre outras vantagens, o poder de veto. Apesar de não termos tido um apoio formal e explícito como no caso da Índia, trata-se de um primeiro passo para diminuição do ceticismo por parte da diplomacia de Washington em relação a esse assunto.
Quem assistiu às imagens do chefe de estado norte americano no Chile, após a visita ao Brasil, percebeu mais frieza e menos empatia e sinergia em seus pronunciamentos do que os feito em Brasília e no Rio.
A densa agenda de acordos bilaterais que foram assinados em diversas áreas como a de patentes, cooperação logística, estrutural e de segurança aos eventos esportivos (Olimpíadas e Copa do Mundo), desenvolvimento conjunto nas áreas de bicombustíveis para aviação, energia renovável, transporte aéreo, biodiversidade, intercâmbio nas áreas de educação e pesquisa, entre outros, são não apenas o primeiro passo para a ampliação dos negócios entre os dois países, mas uma oportunidade para a redução de obstáculos comerciais, particularmente no campo regulamentar que os empresários de ambos os países tanto almejam.
Toda a simpatia mútua do encontro histórico não fez com que a presidenta Dilma deixasse de lado a firmeza de que se esperava dela. Ficaram bastante claras as reivindicações brasileiras em relação ao fim das barreiras comerciais e ao protecionismo norte americano que subsidia a produção agrícola, de carne bovina, aço, etanol, suco de laranja, soja dentre outros e promove um desequilíbrio comercial entre os dois países. Reivindicações essas que desde o início daRodada de Doha já vinham sendo feitas sem sucesso nos painéis da OMC a fim de se obter um livre comércio mais justo.
Se cada chefe de Estado que não votou a favor do fim das medidas protecionistas nas rodadas que se iniciaram em Doha tiverem que vir aqui comer pão de queijo, visitar o Cristo, tomar caipirinha, sambar e fazer embaixadinhas de maneira personalizada que assim seja. Dilma em reunião privada com Obama chegou a ameaçá-lo dizendo que se as exportações brasileiras aos EUA não crescerem ela intensificará as vendas para a China, processo já iniciado por Lula.
Usaremos de todas as nossas armas para conseguirmos uma simbiose comercial, e um relacionamento que seja produtivo e justo em busca do desenvolvimento.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Os fatores negativos da alta rotatividade

Acredite, em pleno século XXI ainda existem empresas que adotam estratégias míopes para cortar custos. Talvez uma das mais graves seja a alta rotatividade.
Veja bem: uma organização que cumpre deveres com clientes privados e públicos, através de contratos pré-definidos e que precisam de um retorno rápido e qualidade contínua em todos os processos de produção de um evento, por exemplo, não deveria permitir que a rotatividade de funcionários fosse a principal arma para cortar custos e, com isso, barganhar valores com os fornecedores.
Deixe-me explicar melhor. Trabalhei por um mês em uma empresa especializada em Marketing Promocional, na qual pude perceber que não havia planejamento, nem mesmo um cronograma para acompanhar e controlar as ações na produção de um evento. Na qual ainda pude perceber a não aceitação de idéias e, pior, a não valorização do funcionário. Enfim, uma organização que não aceita o mínimo de contato com as redes sociais, possui apenas umsite, como “vitrine”, e não busca outras formas de comunicação para se fazer presente.
rotatividade Manifesto: Os fatores negativos da Alta Rotatividade
Diante dos fatos, quero entender por qual motivo uma empresa que lida com COMUNICAÇÃO mantém funcionários em período de experiência constante com o intuito de não ter custos de admissão e demissão? Será que acreditam que essa é uma forma de oferecer serviços de qualidade para o cliente, já que o corte de custos compensa ao adquirir melhores serviços?
Entretanto, quem são os responsáveis por definir os melhores fornecedores e bons preços? É aquele funcionário que a empresa mantém por um ou dois meses, e depois troca por outro perdendo horas de treinamento? Ou aquele no qual a empresa investe e qualifica, dando espaço e oportunidade para usar a sua criatividade?
Em pleno século XXI, com a web oferecendo diversas oportunidades para ganhar mercado, com profissionais cada vez mais capacitados e engajados com a missão, visão e valores de uma organização; não deveriam existir empresas que abandonam os sonhos de crescimento e desenvolvimento de uma geração que objetiva trazer às empresas novas possibilidades.
Não consigo enxergar um fator positivo sequer em aderir à alta rotatividade. Vejo apenas uma gerência que ainda não conseguiu definir objetivos e que não possibilita à sua equipe espaço para fazerem um bom trabalho, na qual a centralização de ideias e decisões só atrasam o processo e o crescimento da marca.
E você, já foi vítima da alta rotatividade? Conte sua experiência para nós, comente!

Como o Kanban pode ajudar a sua empresa a reduzir custos

Se você leu os posts anteriores sobre Kaizen e metodologia 5S e está pensando que o Kanban é mais uma filosofia empresarial de origem oriental, você está certo! Kanban é uma palavra japonesa que significa “cartões coloridos” e foi criado na década de 1950, na fábrica automobilística da Toyota.
A técnica Kanban tem como premissa básica o conceito Just in time, que, resumidamente, corresponde ao conceito de eliminação de estoques através da requisição de quantidades exatas de materiais no momento exato de sua produção ou execução, conhecida como produção “puxada”. Ou seja, ter somente a quantidade de material necessária para a fabricação do que o cliente necessita.

Mas como funcionam estes cartões coloridos?

kanban2 Como o Kanban pode ajudar sua empresa a reduzir custos
Kanban
Geralmente o método Kanban é utilizado nas empresas através de um esquema composto por retângulos de papel colorido colocados em envelopes de vinil, sempre em um local visível a todos os envolvidos. Usualmente existem 2 diferentes tipos de cartões:
  • Kan Ban de requisição;
  • Kan Ban de ordem de produção.
 
Kan Ban de requisição detalha a quantidade que o processo subseqüente deve retirar nos setores de abastecimento, enquanto o Kan Ban de ordem de produção determina a quantidade que o processo precedente deve produzir. É um sinal que autoriza a produção da quantidade de um item.
Então, estes cartões irão circular entre os setores de produção e abastecimento da empresa, fornecendo informações de retirada de peças e produção, gerando assim uma interação entre as operações produtivas, bem como um equilíbrio geral que favorece a utilização do método de produção Just in time.

Vantagens da utilização do Kanban

A grande vantagem da utilização do sistema Kanban para as empresas, claro, é a redução de custos. Isto por que as empresas ao manterem em estoque apenas o que irão prontamente consumir conseguem uma maior disponibilidade de capital de giro, não tendo a necessidade de manter grande capital imobilizado sem saber quando os materiais serão utilizados. Outras vantagens obtidas com a utilização do método Kanban:
  • Uma maior capacidade total das linhas produtivas, já que os setores produtivos são mais bem aproveitados;
  • Antecipação dos prazos de entrega dos produtos finais aos clientes, já que as quantidades de materiais para a produção estão sempre disponíveis na quantidade “puxada” por este cliente;
  • Redução do nível de existência de produtos finais em estoque. Novamente uma vantagem da produção “puxada”.
Você trabalha ou já trabalhou com este método? Conte para nós sua experiência ou de alguma empresa com o Kanban através dos comentários abaixo. Compartilhe, participe!

Os segredos a implantação da metodologia 5S

Olá pessoal! Este é um complemento do post “O que é a metodologia 5S e como ela é utilizada” publicado há algum tempo aqui no blog e que até hoje nos gera comentários enriquecedores, dúvidas e pedidos de envio de material.
O post anterior teve como objetivo apresentar a metodoligia 5S, sua origem e seus conceitos básicos. Este complemento tem como objetivo apresentar as etapas de implantação desta poderosa ferramenta. Vale lembrar que me baseio em um estudo de caso da implantação do 5S em uma empresa multinacional de grande porte e do ramo metalúrgico, e as etapas podem variar de acordo com a estrutura hierárquica  e até mesmo com o porte da empresa.
5s Os segredos da implantação da metodologia 5S
Neste exemplo, a iniciação do método 5S  seguiu um roteiro já conhecido e aplicado em várias empresas do Grupo. Veremos a seguir a exposição cronológica das etapas de implantação, acompanhe:
a) Definição da amplitude do programa. Visando a manutenção do foco principal e obtenção de sucesso na implantação, é necessário definir quais as áreas a serem focadas na primeira etapa, aquelas com maior urgência. Esta definição é feita pelo comitê 5S, grupo formado por funcionários da empresa, cuja função é multiplicar conhecimentos sobre o 5S, monitorar a execução do Programa e avaliar os resultados obtidos.
b) Mapeamento e divisão da empresa em áreas. Esta etapa visa a divisão da empresa em células para que se torne mais fácil o controle da implantação e a realização das auditorias.
c) Realização de treinamento de capacitação dos auditores de 5SPara garantir o bom nível e a confiabilidade das auditorias, é necessário realizar o treinamento de capacitação de funcionários escolhidos como auditores de 5S. Existe ainda a necessidade que a empresa realize ao longo dos meses novos treinamentos buscando capacitar cada vez mais os funcioários a realizarem as próximas auditorias.
d) Realização e manutenção de registros fotográficosCom o intuito de garantir um histórico da implantação do 5S na empresa, realiza-se  em cada  setor o  registro de fotos que serão posteriormente utilizadas nas apresentações dos resultados e sensibilização dos funcionários nos treinamentos, jornal interno e divulgações em geral.
e) Definição de padrões de identificação e marcações. Visando assegurar o cumprimento do senso de padronização deve-se definir padrões a serem utlizados por toda a organização a fim de que se tornem unificadas as identificações de arquivos, pastas, armários, gavetas, etc.
f) Desenvolvimento de material informativo e treinamentos de 5SCaso a empresa tenha recursos financeiros suficienteatingir a todos os funcionários da empresa com cartilhas de instrução e apresentações é muito válido. O objetivo é capacitar 100% do efetivo da organização para garantir que todos tenham conhecimento dos conceitos e capacidade de executá-los.
g) Programação e execução da semana de lançamento do Programa 5S. Para garantir que todas as atividades planejadas para a semana de lançamento do Programa sejam realizadas com sucesso, é necessária a definição das áreas de descarte para o dia D (dia em que se colocou em prática o Programa 5S, a começar pelos 3 primeiros conceitos: seleção,ordenação e limpeza).
O dia D é marcado pela verificação e descarte de todos os materiais considerados inúteis ou desnecessários para realização das atividades. Para descarte destes materiais utiliza-se vários pontos da empresa demarcados e identificados como áreas de descartes onde os funcionários depositarão os materiais para posteriormente serem remanejados ou arrematados em leilões internos.
h) Planejamento e realização dos ciclos de auditorias de 5S. Para verificação das medições e resultados obtidos deve-se elaborar uma escala onde cada dupla de auditores ficará responsável por uma determinada área da empresa auditando no primeiro ciclo os pontos referentes aos 3 primeiros sensos. No fim das auditorias todos auditores têm como responsabilidade a elaboração do relatório para que seja possível garantir a qualidade e confiabilidade do ciclo de auditorias e divulgação dos pontos positivos e negativos às áreas auditadas.
i) Divulgação dos resultados das auditorias de 5S e premiação dos melhores desempenhos. A divulgação dos resultados das auditorias pode ser feita através de e-mails, jornal interno e quadros de gestão à vista por toda a empresa. A exposição dos resultados é necessária para que todos os funcionários saibam o desempenho alcançado por seus respectivos setores, e também funciona como incentivo à busca por resultados cada vez melhores.
j) Elaboração de planos de açãoApós a realização das auditorias os problemas encontrados devem ser tratados através de reuniões para a elaboração de um plano de ação no formato 5W2H com a definição das ações, prazos e responsabilidades necessárias para a resolução dos problemas identificados e manutenção dos benefícios adquiridos após a implantação do 5S na empresa.
Bem pessoal, as etapas apresentadas acima podem dar a impressão de complexidade ao processo, porém mesmo com as ferramentas de conceitos mais simples, como é o 5S, é necessário adotar uma implantação bem estruturada para que os resultados sejam sólidos e principalmente duradouros.
Tem alguma experiência com implantação do 5S para compartilhar? Comente!

12 verdades que ajudarão você a administrar melhor sua carreira - Parte 2

POR CLÁUDIA BITENCOURT, EM 23 MARÇO, 2011
Olá leitores! Conforme prometido, segue abaixo a segunda parte do post baseado nas verdades trazidas pelo livro “60 verdades para administrar sua carreira“, escrito pela Dra. Karen Otazo e publicado pela editora Sextante.
Se você gostou dos 5 primeiros conselhos, tenho certeza que também enxergará a importância de colocar em prática algumas dicas sobre atitudes que podem nos passar despercebidas ao longo de nossa caminhada empresarial, mas que com certeza trarão grande resultados. Então, vamos às verdades:

6 – A verdade sobre como administrar sua carga de trabalho

Saber priorizar significa equilibrar urgência e importância
Saber priorizar é saber entender como a importância e urgência estão totalmente ligadas. Muitas tarefas, as quais nos deparamos no cotidiano, podem parecer igualmente importantes e urgentes, porém, precisamos verificar com mais atenção, pois sempre descobrimos que algumas coisas na verdade são urgentes mas não são tão importantes assim. Por mais ocupado que seja o seu dia, você economizará tempo ao final se parar para pensar neste equilíbrio.
As tarefas urgentes têm prazos imediatos e as importantes ajudarão você a atingir objetivos a longo prazo. Analise bem as situações e tome a decisão correta.

7- A verdade sobre saber se comunicar

E-mail: fácil de usar  e de abusar
O e-mail é um meio de comunicação incrível, mas também um dos mais cheios de cilada.  O problema do e-mail é que sua natureza conveniente tanto facilita, que as pessoas o usam de modo incoveniente ou irresponsável. Erros que vão desde mal entendidos até o envio indiscriminado dos mais variados conteúdos que nada tem a ver com os interesses da empresa. Uma boa saída para fugir dessas ciladas é adotar alguns hábitos na utilização deste meio de comunicação: utilizar uma saudação formal, fazer uso de frases curtas para facilitar a leitura e compreensão da mensagem e reler as mensagens antes de enviá-las, evitando os erros na escrita etc.
O e-mail é uma ferramenta de comunicação barata e conveniente, mas tem suas desvantagens. Use-o para seu benefício,  mas cuidadosamente.
planejar a carreira 12 verdades que ajudarão você a administrar melhor sua carreira   Parte II

8- A verdade sobre como lidar com inimigos

Seja sempre moderado: você colhe o que planta
Aquilo que fazemos, pensamos e dizemos tem nas outras pessoas um impacto que determinará diretamente a forma como elas reagirão. Essas formas (ou respostas) ao seu comportamento costumam ser semelhantes ao que é transmitido.
Além do mais, as palavras que escolhemos também têm muito influência sobre a imagem que passamos. Ser uma pessoa que só fala e pensa coisas negativas pode afastar as pessoas de seu convívio, por isso, vale a pena olharmos para nossas próprias atitudes e ver se não estamos sendo “maltratados” com nossas próprias armas.

9- A verdade sobre como causar a impressão certa

Comporte-se!
A palavra mágica aqui é respeito! Demonstrar respeito a todos que convivem com você não é uma ideia que ficou no passado, muito pelo contrário, ela pode ainda lhe render muitos frutos. A curto prazo ele facilita o crescimento profissional e nos abre portas. Já a longo prazo ele estimula a harmonia do local de trabalho ajudando no bom convívio. As boas maneiras e o respeito mostram que você é capaz de assumir um cargo de nível mais alto, além de mostrar que você possui a postura correta para participar do crescimento na empresa.

10 – A verdade sobre como ser notado

Toda apresentação é uma oportunidade de brilhar
Em qualquer empresa, a exposição é a chave para ser notado e progredir. As apresentações e discursos podem ser ótimos meios de se tornar conhecido. Porém, é necessário ter muito cuidado ao se colocar em evidência. É preciso uma preparação cuidadosa pois se algo der errado vai ser a sua reputação que estará em jogo. Conhecer o assunto, os ouvintes e se preparar para as expectativas deles são as chaves do sucesso nestas ocasiões e quanto mais desconhecido for o grupo, mais preparado você deve estar. Para um evento tão importante e que pode gerar grande impacto em sua carreira não é exageiro gastar uma hora preparando cada minuto de sua exposição. Dedique-se!

carreira1 12 verdades que ajudarão você a administrar melhor sua carreira   Parte II

11 – A verdade sobre como ser promovido

Simpatia significa progresso
Se nós pensarmos em dois candidatos a uma promoção sendo um deles mais positivo e comprometido com o bem-estar das pessoas que outro, provavelmente será este o candidato a ser promovido. Pessoas simpáticas costumam ser aquelas com as quais nos sentimos à vontade e que nos tratam com justiça e edução.  Empatia e consideração pelos outros são há muitos anos traços fundamentais de simpatia. Ouvir as pessoas com atenção, falar e se comportar discretamente são ações sutis que fazem toda a diferença. Use o Marketing Pessoal a seu favor!

12 – A verdade sobre como continuar progredindo

Quando você não tiver mais espaço, está na hora de se mudar
Muitas pessoas passam a se sentir encurraladas em seu cargo ou empresa atual em função dos desafios que diminuíram ou sumiram por completo. De acordo com a autora deste livro, o ideal é procurar uma outra oportunidade quando o domínio sobre a sua atividade e tarefas que executa estiver aproximadamente em um nível de 70%. Isto porque o momento ideal para pensar em uma mudança é antes de ficar entediado e de sentir-se completamente dominante em suas atividades. Antes de olhar para outros lugares, pense sobre suas aspirações dentro da empresa em que trabalha, se eles nao quiserem perder você, poderão lhe oferecer um novo desafio mesmo que oficialmente não haja nenhuma posição em aberto.
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É isso amigos,  fechamos aqui a bateria de dicas preciosas para alavancar sua carreira. Pra quem perdeu a primeira parte vale a pena conferir  em nossos arquivos.
Espero verdadeiramente tê-los feito refletir sobre atitudes e comportamentos e, principalmente, sobre o que é preciso melhorar para atingir aquela tão sonhada promoção.
Não deixe de compartilhar conosco alguma verdade que fez a diferença em sua carreira! Comente!

12 verdades que ajudarão você a administrar melhor sua carreira - Parte 1

 POR CLÁUDIA BITENCOURT, EM 28 FEVEREIRO, 2011
Olá leitores, depois de um tempinho longe, hoje estou de volta ao blog  postando à respeito de um livro muito interessante que li na última semana e acredito ser um assunto de grande importância, tanto para aqueles que estão no início de sua caminhada profissional quanto para os que já possuem anos e anos de experiência. Vamos falar sobre carreira profissional?
As dicas abaixo, entre muitas outras que valem a pena serem lidas, fazem parte do livro  ”60 verdades para administrar sua carreira“, escrito pela Dra. Karen Otazo e publicado pela editora Sextante.
O livro apresenta de uma forma muito bem descrita e exemplificada algumas dicas e esclarecimentos, e por que não dizer conselhos, sobre como lidar com algumas das muitas adversidades encontradas nessa selva competitiva denominada ambiente empresarial.
Como o próprio título do livro diz, ele apresenta 60 dicas, denominadas pela autora como “verdades” por serem apresentadas de forma realista e prática, filtradas após 20 anos de estudo teórico e prático sobre o assunto.
profissional feliz 12 verdades que ajudarão você a administrar melhor sua carreiraConfesso que a vontade que tenho é de escrever sobre todas as verdades listadas pela autora, pois acredito que todas são de extrema importância para qualquer pessoa que leve sua carreira a sério e que necessite de uma orientação sobre como progredir profissionalmente. Porém, visando adequar o post em um tamanho não muito longo e também para não parecer aquele amigo inconveniente que conta todo o filme, inclusive o final, resumirei dentro de cada “setor” de verdades aquela que eu julgo ser de maior valia.
Optei por dividir este post em duas partes. Hoje publicarei a primeira parte de verdades, fique ligado:

1 – A verdade sobre começar um novo emprego

Depois de se mudar, cresça onde você está plantado
A autora nos compara às plantas que necessitam de grande cuidado ao serem transportadas de um lugar para o outro, mas afirma que mais importante que o cuidado com o transporte, é a necessidade de que a planta crie raízes em seu novo solo.
Assim também acontece com os profissionais que chegam em um nova empresa. Não é preciso apagar por completo as experiências vividas na empresa de onde veio, porém, estar sempre citando como as coisas eram feitas por lá pode criar uma visão errada sobre o que você pensa, podendo parecer que você não está conseguindo se adequar à cultura da nova empresa ou mesmo que preferia estar no lugar de onde veio. Tome cuidado com isso, afinal você não quer detonar a sua carreira, não é mesmo?

2 – A verdade sobre como lidar com os chefes

Seu chefe pode ajudar a construir sua reputação ou destruí-la completamente
Quando qualquer profissional precisa de aumento, ou precisa resolver um conflito, ou sente que está pronto para ganhar uma promoção, quem ele procura primeiro? Querendo ou não, é o seu chefe. Por isso, quanto mais seu chefe conhecê-lo, melhor poderá descrever seu potencial aos outros. Assegure-se de que ele tenha coisas boas a dizer a seu respeito, pois seu apoio é um grande diferencial no momento de resolver algum problema ou mesmo para sua reputação dentro da empresa.

3 – A verdade sobre como trabalhar com outras pessoas

Executivos prósperos sempre têm crédito com as pessoas
Os créditos podem ser ganhos diariamente ao mostrar o verdadeiro interesse em contribuir com o trabalho das pessoas  e pode significar ouvir, fazer perguntas, apoiar e valorizar ações das pessoas que nos rodeiam no trabalho. Em contra-partida, esses créditos são gastos quando se pede favores, informações ou apoio de outras pessoas.
Executivos promissores sempre mantêm os seus créditos no positivo para poder utilizá-los quando houver necessidade.

4 – A verdade sobre o networking

Um bom networking tem a ver com uma conversa agradável
Os grandes criadores de redes de contatos fazem isso a todo instante, pois adoram interagir com as pessoas e descobrir as suas histórias. E este é exatamente o segredo do networking passivo. Mesmo que você nao seja naturalmente sociável descobrirá que fazer perguntas simpáticas quase sempre resultará em conversas agradáveis e no lugar de fazer do networking algo mecânico, apenas de interesse próprio, o transformará em uma conversa que demonstre à outra parte o interesse que elas realmente merecem, eliminando, assim, a possibilidade de que você seja visto como interesseiro ou oportunista.

5 – A verdade sobre como fazer as coisas acontecerem

O pessoal de apoio também merece reconhecimento
No que diz respeito ao trabalho, instruções claras como prazos e parâmetros de qualidade específicos tornam a vida muito mais fácil para o pessoal de apoio. Afinal de contas, ao contrário do que muitas pessoas pensam, seus funcionários não lêem seu pensamento, por isso culpá-los por que algo deu errado muitas vezes esconde o principal erro que é não fornecer todas as informações e instruções necessárias para que executem uma tarefa da melhor forma possível. E por fim, uma grande atitude que demonstra respeito e reconhecimento para com estes profissionais é oferecer oportunidades de desenvolvimento.
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Esta foi, então, a primeira parte das dicas que selecionei do livro “60 verdades para administrar sua carreira”. Em breve, trarei mais um post sobre as demais verdades que vão ajudar você a dar aquela guinada em sua carreira. Não deixe de acompanhar o blog.
E você? Como tem lidado com estas adversidades em seu trabalho? Não deixe de compartilhar conosco nos comentários!