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sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Inovar para competir

Por Soeli de Oliveira* 
Novos produtos e serviços são lançados diariamente, e a velocidade desses lançamentos é cada vez maior, permitindo aos consumidores uma ampla possibilidade de escolha. Essa escolha pode ser por preço, qualidade, marca, ou principalmente pela novidade em relação aos produtos existentes no mercado.
Nesse cenário de competição globalizada, as empresas podem ter na inovação um dos seus alicerces para garantir sua perenidade e crescimento. Cabe ao empresário reconhecer o potencial e a possibilidade de utilizar a inovação e a competitividade como parte integrante do seu arsenal competitivo.
Podemos relacionar como fatores motivadores para que uma empresa se torne competitiva por meio de inovações:
  • Quando fazer o que sempre foi feito não for mais suficiente para gerar resultados;
  • Quando os clientes não escolherem a sua empresa entre as preferidas;
  • Quando os preços são parecidos e a qualidade não é mais diferenciadora;
  • Quando a imagem da empresa estiver associada ao passado;
  • Quando o curto prazo impedir a formulação de uma estratégia e uma visão de futuro.
No contexto atual, o conceito de inovação é abrangente e pode envolver:
O produto – através da introdução de um bem ou serviço novo ou significativamente melhorado em suas características ou usos previstos.
O processo – por meio da implementação de um método de produção ou distribuição novo ou significativamente melhorado.
O marketing – pela introdução de mudanças no composto mercadológico. Podendo ser por uma mudança significativa na concepção do produto ou em sua embalagem, no posicionamento do produto, em sua promoção ou fixação de preços.
Aspectos organizacionais – envolve a implementação de um novo método organizacional nas práticas de negócio da empresa, na organização do seu local de trabalho ou em suas relações com o mercado.
Acrescentar funções que atraiam os consumidores em busca de comodidade, tais como simplicidade e conveniência de uso, ou que conquistem aqueles que não estavam bem servidos pelos seus fornecedores e adotar modelos de negócios não tradicionais, que se sofisticam com a entrada de novos concorrentes, são exemplos de estratégias inovadoras que dão bons resultados para que uma empresa continue competitiva.
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*Soeli de Oliveira é consultora e palestrante nas áreas de marketing, varejo, atendimento e motivação do Instituto Tecnológico de Negócios, e-mail: soeli@sinos.net – Novo Hamburgo – RS

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